Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Na quinta-feira, 19 de abril, dia do Índio, a Prefeitura Municipal de Barreirinha realizou a entrega de uma ambulancha e inaugurou a chegada do projeto Luz Para Todos em aldeias indígenas Sateré-Mawé. A solenidade ocorreu no distrito de Ponta Alegre, onde foi realizado o encerramento da Semana do índio com homenagens ao povo Sateré para celebrar a data.
No evento estiveram presentes o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, vice-prefeito, Luiz Picanço, o presidente da Câmara Municipal, Ronan Barbosa e demais vereadores, o diretor da Escola Indígena São Pedro (EISP), padre Henrique Uggé, o ex-prefeito de Barreirinha, Gilvan Seixas, lideranças indígenas e a equipe técnica da Eletrobrás, distribuição Amazonas.

Com a chegada do Projeto Luz Para Todos, 20 aldeias foram contempladas nessa primeira fase. Desde quando assumiu o mandato, o prefeito Glenio Seixas tem se preocupado com o andamento do projeto no município, para isso vem dando todo suporte para que o maior número de comunidades e aldeias sejam beneficiadas. "Quando chega notícia boa e se concretiza os projetos, é motivo pra se comemorar. E esse dia é um dia especial e histórico. Porque aqui se falou tanto nesse projeto, que aqui nós estamos celebrando, por que ele aconteceu de verdade", falou, emocionado, o tuxaua Valdir Nonato.

Além do projeto Luz Para Todos, uma ambulancha foi entregue pela Prefeitura Municipal de Barreirinha. O veículo com motor de k Hp, está todo equipado e atenderá as aldeias para a remoção nos casos de urgência e emergência até a sede do município, podendo fazer o trajeto em pouco mais uma hora. "Nosso compromisso é com o bem-estar da nossa gente, fizemos isso em Freguesia, em Cametá do Ramos e aqui, com nossos irmãos indígenas, não seria diferente. Além disso, ajudar a trazer energia elétrica 24 horas é dar melhor condição pro nosso povo estudar, é dá oportunidade de renda, é mais segurança. Não importam as dificuldade, estamos aqui para vencê-las se o assunto é fazer o bem pra nossa gente", disse o prefeito Glenio Seixas.



O evento durou o dia todo, além das homenagens, teve o ritual da tucandeira, rito de iniciação do povo Sateré-Mawé, além de bebidas típicas como chibé e tarubá. Durante a semana, a prefeitura de Barreirinha realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Centro de Referência Assistente Social (CRAS) atendimentos médicos e expedição de primeira e segunda via de documentos pessoais.

*Com informações da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]b