Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

BOMBEIROS
O Ministério Público do Estado (MPE) através da 1ª, 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Parintins vai acompanhar o processo de atualização de Bombeiros Civis no Município de Parintins em 2018, com a finalidade de credenciamento dos profissionais pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
A promotora de justiça Eliana Leite Guedes da 1ª PJP explicou que no dia 19 de março foi instaurado um procedimento administrativo nº 001/2018 para acompanhar o processo de reciclagem dos bombeiros civis de Parintins que é feito anualmente para que eles possam atuar nos grandes como por exemplo, o festival de Parintins.
“É uma iniciativa que só vai trazer benefícios pra não deixar tudo como as vezes é feito de última hora”, declarou.
A promotora Carolina Monteiro da 3ª PJP ressaltou que a iniciativa do Sindicato dos Bombeiros Civis de Manaus e do Estado do Amazonas e o Comando da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins (3ª CIBM) vai ajudar e evitar que muitos bombeiros civis fiquem na irregularidade.
“Existem algumas pessoas que ainda não tem esse credenciamento adequado. Então a preocupação do Ministério Público não é dar legitimidade de A, B ou C, mas facilitar com que essas pessoas alcancem essa regularidade, especialmente antes de acontecer o festival folclórico”, explicou.
A agente do MPE ressalta que a proposta de reciclagem dos bombeiros civis tem uma grande importância porque evita que eles paguem cerca de R$ 700 para se submeterem ao curso, além de outros custos na Capital com passagens, alimentação e moradia.

“Se tudo der certo o curso virá até Parintins evitando custos e facilitará com que eles possam se atualizar e estar legalizados”, disse.
O representante do Sindicato dos Bombeiros Civis de Manaus e do Estado do Amazonas, José da Silva Mendes, informou que a Lei NT 001 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) permite que todos os bombeiros civis fiquem atualizados e credenciados na CBMAM para atuar nos eventos de grandes portes.
“Alguns bombeiros civis estão desatualizados, então é preciso qualifica-los porque eles serão utilizados no Bumbódromo auxiliando os bombeiros militares no Festival”, declarou.
O Capitão Marimar Machado, comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins (3ª CIBM) informou que logo que assumiu a corporação percebeu que os bombeiros civis que atuavam junto a Companhia de Bombeiros não tinham certificação e nem credenciamento junto a CBAMAM.
“A minha preocupação foi o profissionalismo, a certificação e o credenciamento desses profissionais que nos apoiam e trabalham em parceria com os bombeiros. O serviço do bombeiro civil em Parintins é voluntário, eles fazem porque gostam, mas esses profissionais não estavam regularizados”, comentou.
O militar enfatiza que para evitar que fossem utilizados profissionais de Manaus no Festival, houve a mobilização de se profissionalizar os bombeiros civis do município como forma de valoriza-los.
Fernando Cardoso
Para o Portal Parintins

Bottom Ad [Post Page]b